SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13 em 28 de março com previsão de R$ 14,3 bi em investimentos

SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13 em 28 de março com previsão de R$ 14,3 bi em investimentos

Lote Alto Tietê: Governo de SP anuncia leilão de concessão das Linhas 11, 12 e 13

O projeto visa ampliar a oferta de transporte público de qualidade, reduzir o tempo de deslocamento e garantir mais conforto e eficiência aos passageiros. A concessão abrangerá as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens.

Linhas 11, 12 e 13 da CPTM
O leilão do Lote Alto Tietê prevê melhorias estruturais e operacionais nas Linhas 11, 12 e 13. Foto: Divulgação

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizará o leilão no dia 28 de março na B3, em São Paulo, prevendo um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos. O objetivo é requalificar as linhas, construir oito novas estações, reformar 24 existentes e eliminar todas as passagens em nível, substituindo-as por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

As linhas receberão ainda investimentos em rede aérea, via permanente e sinalização, além de implantação de novos equipamentos e sistemas. Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil.

Detalhes das Linhas

Linha 11-Coral: Intervalos reduzidos para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Extensão de 4 km até Estação Cezar de Souza, quatro novas estações, 14 reformadas, três reconstruídas.
Linha 12-Safira: Intervalos entre Brás e Itaquaquecetuba reduzidos de 5 para 3,25 minutos; entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. Linha ganha 2,7 km de trilhos, duas novas estações, integração com Linhas 13-Jade e 2-Verde do Metrô, uma estação reconstruída e 12 reformadas.
Linha 13-Jade: Intervalo reduzido para 10 minutos; ramal ampliado até Bonsucesso (15,6 km de novos trilhos). Seis novas estações, três reformadas. Expresso Aeroporto operará a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no pico, com integração a Linhas 2-Verde e 12-Safira.

O contrato prevê uma fase de transição operacional de 24 meses com treinamento e operação assistida, garantindo migração eficiente entre a gestão da CPTM e a nova concessionária. Estudos de resiliência climática reforçam a segurança operacional e a continuidade do serviço em condições adversas.

Atratividade para investidores

O modelo de concessão patrocinada, com aportes do governo estadual e pagamento por disponibilidade, atrai players nacionais e internacionais. O Governo de SP tem promovido encontros com investidores em França, Itália e Ásia, buscando ampliar a concorrência na licitação.

O Lote Alto Tietê atenderá à Zona Leste e regiões metropolitanas de alta demanda, com mais de 4,6 milhões de pessoas beneficiadas, ampliando o transporte público, garantindo conforto, eficiência e redução do tempo de deslocamento.

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