Governo do Estado e Porto de Itapoá firmam parceria para transformar a Baía da Babitonga em um dos melhores acessos portuários do Brasil

Governo do Estado e Porto de Itapoá firmam parceria para transformar a Baía da Babitonga em um dos melhores acessos portuários do Brasil

Santa Catarina terá porto capaz de receber navios de 366 metros

Assinatura do contrato para dragagem e aprofundamento do canal em Santa Catarina
Foto: Jonatã Rocha/SECOM

O governador Jorginho Mello participou da assinatura do contrato entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá para a dragagem e o aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. Trata-se de um marco histórico: pela primeira vez no Brasil, um porto público firma parceria com um porto privado para uma obra dessa natureza. Parte dos sedimentos retirados do mar será utilizada no engordamento de uma praia em Itapoá.

“Isso é um impacto extraordinário na economia. Com o aprofundamento do calado e da largura do porto, vamos ficar competitivos igual ao Porto de Santos, permitindo navios de 366 metros e muito mais contêineres. Isso gera mais empregos e oportunidades para transportadores e comerciantes”, disse o governador, que também lançou o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela obra.

O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, ressaltou: “Todas as companhias marítimas estão mudando o tamanho dos navios que operam e vão precisar de portos com tecnologia moderna. Esta obra coloca Santa Catarina ao encontro da navegação do futuro.”

Com investimento de R$ 324 milhões, a obra permitirá a atracação de embarcações de até 366 metros, tornando o complexo o primeiro do Brasil com essa capacidade. Atualmente, só navios de até 336 metros, com até 10 mil TEUs, podem atracar. Após a obra, a capacidade aumentará para 16 mil TEUs.

Portos de São Francisco e Itapoá em parceria inédita
Foto: Jonatã Rocha/SECOM

O presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, explicou: “Esta parceria único entre porto público e privado garante segurança jurídica e viabilidade rápida para a obra. O complexo da Baía da Babitonga responde por 60% das cargas catarinenses.”

O presidente do Porto de Itapoá, Ricardo Arten, complementou: “É um marco na história portuária catarinense. O aumento do calado significa até 1,5 milhão de contêineres a mais por ano, trazendo competitividade para as empresas locais.”

Financiamento

A obra será viabilizada por meio de Parceria Público Privada (PPP): São Francisco aportará R$ 24 milhões e Itapoá, R$ 300 milhões. O ressarcimento será feito por tarifas portuárias adicionais geradas pelo aumento de navios e carga movimentada.

Engordamento da praia

Serão removidos cerca de 12,5 milhões de m³ de sedimentos. Parte será utilizada para ampliar a faixa de areia da orla de Itapoá, beneficiando o turismo local. É a primeira vez no Brasil que sedimentos de dragagem portuária são destinados a este fim.

Cronograma

O edital já está disponível no site do Porto de São Francisco. A expectativa é que as obras comecem em 2025 e sejam concluídas em 2026.

Sobre o Complexo Portuário da Baía da Babitonga

Complexo Portuário da Baía da Babitonga
Foto: Jonatã Rocha/SECOM

Os portos da Baía da Babitonga estão entre os mais eficientes do país. O Porto de São Francisco do Sul movimentou 17 milhões de toneladas em 2024, enquanto o Porto Itapoá operou cerca de 1,2 milhão de TEUs, equivalente a 14 milhões de toneladas, crescimento de 19% em relação a 2023. O complexo responde por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina, garantindo eficiência e sustentabilidade ao setor.

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