Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate recorde em janeiro

Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate recorde em janeiro

Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate recorde em janeiro

Crescimento de 12,1% impulsiona setor portuário e reforça papel estratégico do complexo santista

Movimentação de contêineres no Porto de Santos
A movimentação de contêineres no Porto de Santos registrou recorde em janeiro de 2025, impulsionada pelo aumento das exportações.

A movimentação de contêineres no Porto de Santos registrou um novo recorde para janeiro, com um total de 460,8 mil TEUs, um crescimento de 12,1% em relação ao mesmo mês de 2024. O número representa o maior volume já registrado para o período na série histórica, segundo dados da Autoridade Portuária de Santos (APS).

O desempenho reflete a forte demanda por exportação, impulsionada pelo crescimento nos embarques de milho (1,378 milhão de toneladas, +31,6%), celulose (670.731 toneladas, +23,2%), carnes (184.681 toneladas, +21,9%) e café (234.978 toneladas, +5,2%). No desembarque, os destaques foram o GLP – Gás Liquefeito de Petróleo (78.454 toneladas, +106,1%), sal (92.174 toneladas, +186,4%) e sulfato dissódico (75.152 toneladas, +198,4%).

Crescimento contínuo e impacto na economia

O crescimento da movimentação de contêineres acompanha uma tendência observada em todo o setor portuário. Em 2024, o Porto de Santos movimentou 42,6 milhões de toneladas, um aumento de 17,8% em relação ao ano anterior. No cenário nacional, os portos brasileiros alcançaram 153,3 milhões de toneladas de carga conteinerizada, 20% acima de 2023.

Esse avanço tem impacto direto na balança comercial, que obteve o segundo melhor resultado da história em 2024, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com 95% das exportações brasileiras passando pelos portos, a eficiência na movimentação de contêineres se torna um fator-chave para a competitividade do país no comércio internacional.

Investimentos estratégicos para o futuro

Para sustentar essa expansão, investimentos estruturais de grande porte estão em andamento. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), anunciou a retomada do projeto de concessão do Terminal de Contêineres Santos 10 (Tecon Santos 10), com investimentos previstos de R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. A nova estrutura poderá aumentar a capacidade do Porto de Santos em 50%.

Além disso, o projeto do túnel subaquático Santos-Guarujá, parte do Novo PAC, segue como uma das principais obras de infraestrutura portuária em planejamento, com previsão de leilão em agosto de 2025.

Essas iniciativas consolidam o Porto de Santos como hub portuário estratégico para a América Latina, garantindo maior eficiência logística e conectividade com mercados internacionais. A expansão e modernização do complexo santista são essenciais para fortalecer a competitividade brasileira no comércio global.

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