Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate recorde em janeiro

Crescimento de 12,1% impulsiona setor portuário e reforça papel estratégico do complexo santista

A movimentação de contêineres no Porto de Santos registrou um novo recorde para janeiro, com um total de 460,8 mil TEUs, um crescimento de 12,1% em relação ao mesmo mês de 2024. O número representa o maior volume já registrado para o período na série histórica, segundo dados da Autoridade Portuária de Santos (APS). 

O desempenho reflete a forte demanda por exportação, impulsionada pelo crescimento nos embarques de milho (1,378 milhão de toneladas, +31,6%), celulose (670.731 toneladas, +23,2%), carnes (184.681 toneladas, +21,9%) e café (234.978 toneladas, +5,2%). No desembarque, os destaques foram o GLP – Gás Liquefeito de Petróleo (78.454 toneladas, +106,1%), sal (92.174 toneladas, +186,4%) e sulfato dissódico (75.152 toneladas, +198,4%). 

Crescimento contínuo e impacto na economia 

O crescimento da movimentação de contêineres acompanha uma tendência observada em todo o setor portuário. Em 2024, o Porto de Santos movimentou 42,6 milhões de toneladas, um aumento de 17,8% em relação ao ano anterior.  No cenário nacional, os portos brasileiros alcançaram 153,3 milhões de toneladas de carga conteinerizada, 20% acima de 2023. 

Esse avanço tem impacto direto na balança comercial, que obteve o segundo melhor resultado da história em 2024, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).  Com 95% das exportações brasileiras passando pelos portos, a eficiência na movimentação de contêineres se torna um fator-chave para a competitividade do país no comércio internacional. 

Investimentos estratégicos para o futuro 

Para sustentar essa expansão, investimentos estruturais de grande porte estão em andamento.  O Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), anunciou a retomada do projeto de concessão do Terminal de Contêineres Santos 10 (Tecon Santos 10), com investimentos previstos de R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. A nova estrutura poderá aumentar a capacidade do Porto de Santos em 50%. 

Além disso, o projeto do túnel subaquático Santos-Guarujá, parte do Novo PAC, segue como uma das principais obras de infraestrutura portuária em planejamento, com previsão de leilão em agosto de 2025. 

Essas iniciativas consolidam o Porto de Santos como hub portuário estratégico para a América Latina, garantindo maior eficiência logística e conectividade com mercados internacionais. A expansão e modernização do complexo santista são essenciais para fortalecer a competitividade brasileira no comércio global.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.